Redes Internas e/ou Estruturadas
Estudos e projectos
Instalação de equipamentos e redes
Cablagem estruturada de edifícios
Projecto de Rede de Acesso
Definição de necessidades
Levantamentos topográficos
Estimativa de procura Desenvolvimento e optimização de soluções
Desenhos geográficos e esquemáticos
“Procurement and budgeting”
Trabalhos de Construção Civil
Condutas
Câmaras
Edifícios
Torres metálicas
Pavimentação
Construção de Redes Públicas
Instalação de cabo enterrado
Instalação de cabo aéreo
Ligações
Instalação de armários e PDs Substituição de equipamentos obsoletos
Fibras ópticas
Testes e ensaios
Acessórios da Rede Exterior
Acessórios metálicos para fixação
Equipamentos contra descargas atmosféricas
Rede de Transmissão
Fornecimento e instalação de torres e mastros
Fornecimento e instalação de “shelters” Fornecimento e instalação de equipamento rádio (MW)
Fornecimento de equipamentos e acessórios
Fornecimento e instalação de soluções electrónicas para a R.A. Soluções “chave na mão”
Redes
Desenvolvimento de projectos de redes de telecomunicações para a Angola Telecom, em diferentes províncias, tendo, na maioria dos casos, assegurado igualmente a sua implementação.
Construção das redes de Huambo, Benguela, Ondjiva, Tombwa, Saurimo e Menongue, das redes de Petrangol, Alameda e Terra Nova na província de Luanda, e das redes de Lubango e Namibe, subcontratado pela Alcatel Xangai Bell.
Implementação do projecto integrado da província do Kuanza Sul, subcontratado pela Alcatel Itália na modalidade “chave na mão”: construção de 8 redes de acesso em diferentes localidades, instalação de 14 torres, feixes, fibra óptica e restantes infra-estruturas de suporte à transmissão para toda a província, instalação das infra-estruturas de apoio à comutação como cablagens, ar condicionado e energias em cada um dos locais.
Para além dos projectos de construção / expansão de rede, a COMATEL é ainda responsável pela manutenção e instalação de assinantes nas áreas de Luanda Principal, Alameda, Petrangol, S. Paulo e Cacuaco, na província de Luanda, e nas províncias de Bengo, Huambo, Benguela, Huíla, Namibe, Lunda Sul, Lunda Norte, Kuando Kubango, Cunene, Kuanza Sul, Kuanza Norte, Malange e Uíge.
Fibra Óptica (FO)
Instalação dos troços do Backbone (BB) em FO entre Lubango e Namibe, Alto Dondo e Quibala, Alto Hama e Huambo, Gabela e Sumbe.
Construção das redes metro em FO do Namibe, Lubango e Huambo. Construção de um anel entre Luanda e Viana interligando todas as centrais da Angola Telecom neste percurso.
Construção da rede de fibra óptica (Diginet) na cidade de Luanda para ligar grandes clientes (bancos, entre outros).
Subcontratados pela Alcatel Lucent: construção da rede metro em FO do Sumbe,; instalação de cerca de uma centena de sites para WiMAX com as diversas infra-estruturas de suporte em FO ou em feixe, em diferentes pontos do território angolano.
Subcontratados pela Nokia Siemens para a cidade de Luanda: construção das infra-estruturas de suporte aos diferentes anéis em FO e posterior instalação e ligação da respectiva FO; construção de infra-estruturas a serem utilizadas para a construção da RA com os cabos de cobre.
Subcontratados pela Alcatel Xangai Bell: construção de cerca de uma centena de sites (vedação, base para shelter, base para gerador, infra-estrutura para painéis solares, etc.) ao longo de todo o território angolano, e posterior transporte dos geradores e instalação dos mesmos (mais "canopies") nos respectivos sites.
Subcontratados pela Huawei para a MSTelcom: construção de infra-estruturas; instalação e ligação da FO na rede metro de Luanda; construção dos troços do BB em FO entre Luanda e Viana, Malange e Cacuso e Catengue e Chongoroi.
Outros
Na área da televisão por cabo a COMATEL é responsável pela implementação de toda a rede na cidade de Luanda, desde a construção das condutas à instalação de clientes finais, passando pela instalação da rede de fibra óptica e rede coaxial. Assegura também a manutenção correctiva das redes de distribuição e de cliente.
No final de 2009 a COMATEL deu início à implementação do projecto TV Cabo nas cidades de Benguela e Lobito, sendo a tipologia de rede utilizada neste caso totalmente em fibra óptica (GPON).
Subcontratados pela ALL2IT para diversas unidades das FAA: implementação de projectos de cablagem estruturada onde, para além dos serviços, se incluiu a responsabilidade de fornecimento dos materiais.